Fotografia e Linguagem
A fotografia é uma linguagem. Assim como a música, a escrita ou a pintura. E como toda linguagem é formada por códigos, que quando combinados, transmitem uma mensagem.
Para se expressar em português é preciso conhecer o código da língua. Se você está lendo este tópico é porque em algum momento passado nós dois estudamos e aprendemos o mesmo código de expressão. Da mesma forma que para compor uma sinfonia é necessário conhecer as notas musicais.
Mas afinal quais são os códigos da fotografia? São as regras de composição, narrativa, escola e ótica.
Sem dominar estes códigos um fotógrafo pode até criar belas fotos - até sem entender claramente o que torna uma foto bela. Mas o domínio da linguagem é fundamental para que o seu trabalho como um todo apresente peso, conteúdo e personalidade. E o mais importante: que seu trabalho ao longo do tempo conte uma história.
Clicar uma imagem dentro de uma exposição correta não significa nada. Até porque hoje em dia a câmera faz isso sozinha. A grande questão é quando e porque disparar a sua câmera. Quando algo chama a sua atenção ao ponto de querer fotografar é porque você está querendo contar algo para alguém. Não existe fotografia sem comunicação.
E é a esta necessidade de expressão que devemos nos atentar para começar o processo fotográfico. Definir qual a história que você deseja contar requer um olhar atento para dentro de nossos corações.
E é aí que começa a magia: Quando você escuta a sua fotografia e passa a aprender com ela a respeito de si mesmo. Depois é só compor a sua sinfonia!
0 comentários:
Postar um comentário