Áreas de atuação
Existem três grandes "áreas" de trabalho para o fotógrafo:
1- Fotojornalismo
É a área onde o fotógrafo atende publicações editoriais ou institucionais. As imagens são destinadas a mídia impressa, como jornais e revistas, ou eletrônica. Bancos de Imagem e Agências de Notícia também são clientes em potencial do fotojornalista. O profissional dessa área tem que ser um cara dinâmico, comunicativo e pró-ativo. Seu equipamento deve ser robusto e versátil para agüentar as exigências diárias. É preciso um bom jogo de lentes, de angulares a teles, para atender as necessidades das pautas mais variadas. Na maioria dos grandes veículos de comunicação é exigido o diploma de jornalista para exercer essa atividade, assim como para se filiar as entidades de classe (ARFOC e SINDIJOR).
2- Foto Publicitária
O profissional desse segmento atua produzindo imagens para Agências Publicitárias que serão utilizadas em campanhas e anúncios. Equipamentos capazes de gerar imagens em altas resoluções e arquivos RAW são bem-vindos nessa área. Normalmente o fotógrafo publicitário possui um estúdio onde desenvolve seus trabalhos. Conhecer os processos de impressão gráfica e dominar perfeitamente os processos de tratamento de imagem são requisitos que ajudam muito. Os fotógrafos publicitários têm como entidade representativa a ABRAFOTO.
3- Fotografia Social
O fotógrafo social é o responsável pela cobertura de casamentos, festas e outros eventos sociais ou empresariais. O trabalho é muito parecido tecnicamente com o de fotojornalismo, mas existem algumas particularidades: O produto final em geral são álbuns e/ou apresentações multimídia. O profissional deve estar sempre atualizado com as possibilidades (cada vez maiores) de apresentação das imagens: Fotobooks e scrapbooking, por exemplo, são as tendências do momento. É preciso muita criatividade para seduzir o cliente e apresentar um produto diferenciado e personalizado.
0 comentários:
Postar um comentário