O que é Fotografia?

Definição

A Fotografia é a arte de fixar, por meio de agentes químicos, com ajuda de uma câmara escura e com uma fonte de luz externa, uma imagem qualquer de objeto posto à frente desta câmera. A nomenclatura vem do grego Photos = Luz / Graphos = escrita, portanto, “escrita da luz”.

A fotografia depende basicamente de quatro elementos: Luz, Câmera, Emulsão e Químicos. As fontes de luz, tanto as artificiais como a luz solar, são as responsáveis pelo fenômeno fotográfico, sendo os outros elementos um conjunto que, quando utilizados da maneira correta, permitem apreender a luz numa base emulsionada, acetato positivo, negativo ou papel. Portanto, a fotografia nada mais é do que a arte de desenhar com a luz, encontrando equilíbrio entre o claro e o escuro, e assim moldando texturas de objetos fotografados.

Filipe Salles

"Quando surgiu a primeira técnica de reprodução verdadeiramente revolucionária - a fotografia, que é contemporânea dos primórdios do socialismo - os artistas pressentiram a aproximação de uma crise que ninguém - cem anos depois - poderá negar."

Walter Benjamin

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

"Tema" versus "Linguagem"


Tema pode ser traduzido por "assunto". Por exemplo: Posso ter como tema as ruas de São Paulo, os índios Guaranis ou uma festa de casamento.

Já a linguagem é a forma como esse tema é captado. Por exemplo: Imagens captadas com uma visão de fotojornalismo, documental, abstrata, publicitária, científica, etc.

Portanto você pode ter um portfólio que explore diversos temas dentro de uma linguagem padronizada.

O grande segredo é tentar se colocar no lugar da pessoa para quem o portfólio vai ser apresentado. O que essa pessoa quer ver? Se você procura uma vaga como assistente em um estúdio fotográfico, o seu "alvo" obviamente serão fotógrafos publicitários. É muito mais eficiente apresentar para esses fotógrafos imagens voltadas para a área deles do que para fotojornalismo, por exemplo. Afinal é a sua capacidade de produzir (e entender) imagens com uma linguagem publicitária que vai estar sendo avaliada.

Quando avalio o portfólio de um candidato aqui na Agência o que menos me chama a atenção é a qualidade técnica das imagens. Até porque com os recursos disponíveis hoje em dia (tanto de captação como de edição de imagens) produzir uma imagem de qualidade não é nenhum bicho de sete cabeças. Produzir uma fotografia com qualidade não é diferencial, é obrigação do fotógrafo.

Então aonde mora o diferencial? O que me leva a optar por um portfólio e não por outro? Capricho criatividade, cuidado na apresentação, síntese, edição... Esses detalhes ocultos nas entrelinhas do conjunto do trabalho é que vão determinar quem fica com a vaga.


Fernando Fernandes

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Fotografia e Linguagem


A fotografia é uma linguagem. Assim como a música, a escrita ou a pintura. E como toda linguagem é formada por códigos, que quando combinados, transmitem uma mensagem.

Para se expressar em português é preciso conhecer o código da língua. Se você está lendo este tópico é porque em algum momento passado nós dois estudamos e aprendemos o mesmo código de expressão. Da mesma forma que para compor uma sinfonia é necessário conhecer as notas musicais.


Mas afinal quais são os códigos da fotografia? São as regras de composição, narrativa, escola e ótica.


Sem dominar estes códigos um fotógrafo pode até criar belas fotos - até sem entender claramente o que torna uma foto bela. Mas o domínio da linguagem é fundamental para que o seu trabalho como um todo apresente peso, conteúdo e personalidade. E o mais importante: que seu trabalho ao longo do tempo conte uma história.


Clicar uma imagem dentro de uma exposição correta não significa nada. Até porque hoje em dia a câmera faz isso sozinha. A grande questão é quando e porque disparar a sua câmera. Quando algo chama a sua atenção ao ponto de querer fotografar é porque você está querendo contar algo para alguém. Não existe fotografia sem comunicação.

E é a esta necessidade de expressão que devemos nos atentar para começar o processo fotográfico. Definir qual a história que você deseja contar requer um olhar atento para dentro de nossos corações.


E é aí que começa a magia: Quando você escuta a sua fotografia e passa a aprender com ela a respeito de si mesmo. Depois é só compor a sua sinfonia!


Fernando Fernandes

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Áreas de atuação

Foto: Pedro Meyer - "Todos somos palomas"

Existem três grandes "áreas" de trabalho para o fotógrafo:

1- Fotojornalismo

É a área onde o fotógrafo atende publicações editoriais ou institucionais. As imagens são destinadas a mídia impressa, como jornais e revistas, ou eletrônica. Bancos de Imagem e Agências de Notícia também são clientes em potencial do fotojornalista. O profissional dessa área tem que ser um cara dinâmico, comunicativo e pró-ativo. Seu equipamento deve ser robusto e versátil para agüentar as exigências diárias. É preciso um bom jogo de lentes, de angulares a teles, para atender as necessidades das pautas mais variadas. Na maioria dos grandes veículos de comunicação é exigido o diploma de jornalista para exercer essa atividade, assim como para se filiar as entidades de classe (ARFOC e SINDIJOR).

2- Foto Publicitária

O profissional desse segmento atua produzindo imagens para Agências Publicitárias que serão utilizadas em campanhas e anúncios. Equipamentos capazes de gerar imagens em altas resoluções e arquivos RAW são bem-vindos nessa área. Normalmente o fotógrafo publicitário possui um estúdio onde desenvolve seus trabalhos. Conhecer os processos de impressão gráfica e dominar perfeitamente os processos de tratamento de imagem são requisitos que ajudam muito. Os fotógrafos publicitários têm como entidade representativa a ABRAFOTO.

3- Fotografia Social

O fotógrafo social é o responsável pela cobertura de casamentos, festas e outros eventos sociais ou empresariais. O trabalho é muito parecido tecnicamente com o de fotojornalismo, mas existem algumas particularidades: O produto final em geral são álbuns e/ou apresentações multimídia. O profissional deve estar sempre atualizado com as possibilidades (cada vez maiores) de apresentação das imagens: Fotobooks e scrapbooking, por exemplo, são as tendências do momento. É preciso muita criatividade para seduzir o cliente e apresentar um produto diferenciado e personalizado.

Fernando Fernandes

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Como me tornar um Profissional?




Dez conselhos que eu gostaria de ter escutado há 20 anos atrás...

1 - Estude. E estude sempre! Se na sua cidade não existe a possibilidade de fazer um curso, leia, forme um clube de discussão, entre na net, mas estude sempre!

2 - Fotografia se faz com o cérebro, não com os olhos. Portanto alimente o seu cérebro: Poesia, música, pintura, cinema, literatura, história, boteco, amores... Tudo isso torna a fotografia rica e ajuda a imprimir a sua identidade ao trabalho.

3 - Administrar o seu trabalho é tão importante quanto a técnica fotográfica em si, mas nenhuma escola ensina isso. Corra para o SEBRAE mais próximo e você terá uma grande economia com Aspirinas no futuro.

4 - Existem dois caminhos: Você pode se tornar um especialista (em moda ou fotografia de culinária, por exemplo) ou ser uma espécie de "clínico geral" e fazer um pouquinho de tudo. Os dois caminhos são válidos e tem vantagens e desvantagens. Como definir a melhor opção? Escute o mercado.

5 - Se você pretende evoluir profissionalmente o seu equipamento também deverá evoluir junto.

6 - Separe o seu trabalho pessoal do trabalho profissional. Se o trabalho pessoal é aquele onde você presta contas a você, no trabalho profissional quem manda é o cliente. Atenda as expectativas do cliente e não as suas. Ego não paga contas no final do mês.

7 - Monte um portfólio. E renove esse portfólio todo ano. Essa é a ferramenta básica para avaliar sua evolução profissional. E lembre-se de que um portfólio não é apenas um monte de fotos juntas. Ele deve ter um tema, um objetivo, uma linguagem clara e o mais importante: Começo, meio e fim.

8 - Invista no seu marketing pessoal: Escrever corretamente, falar corretamente, se vestir de acordo com a ocasião e sorrir não vão causar nenhum tipo de prejuízo a você.

9 - Seu concorrente não é seu inimigo. Muito pelo contrário. Agindo de forma ética e incentivando outros fotógrafos a trabalharem do mesmo modo, todos saem ganhando.

10 - Às vezes as coisas dão errado. Tenha a humildade de avaliar onde VOCÊ errou.


Fernando Fernandes

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Fernando Fernandes

Foto: Rio Una - Juréia
Profissão: Jornalista.

Setor: Mídia; Comunicação On-line.

Empresa:
Lunapress Agência Fotográfica.

Página da empresa na web:
http://www.lunapress.com.br/


Cargo:
Editor de Fotografia.

Descrição do trabalho:
Fotojornalismo - Banco de Imagens - Estúdio Fotográfico - Serviços Digitais.

Habilidades profissionais:
Fotografia Documental.

E-mail de trabalho / MSN:
contato@lunapress.com.br
.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments